Pensadores

Desde a Antiguidade, uma questão importante ronda a Filosofia, a mãe de todas as ciências: existiria uma idade mínima para aprender o filosofar?

Platão, por exemplo, estava entre aqueles que julgava que a filosofia não deveria ser ensinada às crianças, exatamente porque elas não tinham maturidade suficiente para dar conta dos conceitos filosóficos. Porém, ele afirmava: “Procure a verdade enquanto você é jovem, pois se você não o fizer, ela escapará de suas mãos”. E algum tempo depois vemos Epicuro dizer, em sua belíssima “Carta sobre a felicidade”: “Quem afirma que a hora de dedicar-se à Filosofia ainda não chegou, ou que ela já passou, é como se dissesse que ainda não chegou ou que já passou a hora de ser feliz.”

É levando em conta este salutar desafio de ensinar a filosofia, mas entendendo os limites do aprendizado conceitual das crianças e dos mais jovens, que a coleção Pequeno Filósofo, publicada pelo selo Martins, da Martins Fontes, apresenta uma forma literária e divertida de estimular o pensamento. Ela transita em temas como ética, humanidade, valores e até mesmo a teoria da relatividade de um modo lúdico e sempre misturando o conhecimento à ficção, contando a história dos filósofos e de suas ideias numa narrativa inteligente e repleta de ação. Uma maneira, aliás, muito apropriada de unir filosofia e vida.

Um dos belos livros desta coleção chama-se “Diógenes, o Homem-Cão”, de Yan Marchand. Aqui os jovens leitores se veem em meio à Grécia Antiga, fazendo parte das aventuras do jovem Andróstenes, que é enviado a Atenas, por seu pai, para aprender filosofia. Porém, quando chega lá, ele se depara, na praça do mercado ateniense, com um “mendigo”, que segurando uma lamparina acesa em pleno dia, dizia procurar “um homem de verdade”. Embora tenha sido enviado para frequentar a Academia de Platão, o jovem é seduzido pelas ideias do grande Diógenes (o homem da lamparina), que acaba por modificar a sua vida e a de sua família. Até Alexandre, o Grande, se curva à força de caráter desse grande sábio, quando os dois se encontram num dos momentos mais marcantes da história.

Deixe um comentário

error: Content is protected !!